domingo, 11 de setembro de 2011

O que é um monologo?


Um Monólogo é uma longa fala pronunciada por uma única pessoa.
A etimologia do termo é composta pelos radicais gregos monos (um) e logos (palavra, ou idéia), em oposição a dia (dois, ou através de) e logos. A palavra pode também ser aplicada a um poema no formato de pensamentos ou discurso individual.
No monólogo é comum que os atores exponham idéias que podem dar a impressão de que há mais de um ator em cena, mas que na realidade exija somente uma pessoa durante a cena. O monólogo está associado à conflitos psicológicos que não necessariamente sejam individuais.
São comuns em óperas numa ária, recitação ou outra seção cantada, tendo uma função similar a um monólogo falado numa peça teatral. Encontram-se monólogos também na literatura de ficção do século XX e existem ainda espetáculos realizados totalmente com apenas um ator em cena.
Há dois tipos básicos de monólogos no teatro: o Monólogo Exterior que se dá quando o ator fala para outra pessoa que não está no palco ou para a platéia e o Monólogo Interior quando o ator fala para si mesmo. É introspectivo e revela motivações interiores para o público.

10 comentários:

  1. se o monologo exterior não fala pra ninguém do palco nem da plateia,então pra quem ele fala?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo! Obrigado pelo seu comentário. Ao ler esta postagem reparei que há aqui um pequeno erro, pois num monologo exterior o actor fala para a plateia.

    ResponderEliminar
  3. quero saber se é possívelchamar-se monólogo quando a pessoa interpreta personagens de criança,jovem,mulher jovem e adulta, senhor, e idoso?

    ResponderEliminar
  4. Olá António Cruz! Se for só uma pessoa a interpretar essas personagens todas sim! Pois é só uma pessoa em cena! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luiz Gonçalves, bom dia! Qualquer texto: histórias, contos, fábulas, notícias, etc... contendo ou não em seus enredos algum diálogo: se interpretados, contatos ou simplesmente narrados por uma única pessoa pode ser considerado um monólogo?

      Eliminar
  5. qualquer um pode fazer um monologo?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!Sou uma aspirante a atriz, vou fazer audições para teatro acha que poderei utilizar um dos seus monólogos para a audição? Agradeço já a atenção dispensada.
    Saraxx

    ResponderEliminar
  7. Olá Sara. Sim pode utilizar o meu texto desde que respeite a minha autoria. Só mais uma coisa, eu ainda só escrevi um monologo que é "à espera de ser chamado" o resto dos outros textos que escrevi não são monólogos,tem mais personagens. Beijinhos!

    ResponderEliminar