sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que é a dramaturgia?

Este texto não foi escrito por mim. Tirei a partir deste link: http://conceito.de/dramaturgia#ixzz45z2sV8V8

    A dramaturgia é a arte de compor e de representar uma história em cena (no palco). Dá-se o nome de dramaturgo à pessoa que escreve as peças para que estas sejam representadas no teatro e/ou que adapta outros livros para esse formato.
O dramaturgo, por conseguinte, consagra-se tanto à redacção dos textos (o guião) como à concepção da peça (encenação e afins), pois encarrega-se do desenvolvimento da estrutura da representação. A principal diferença entre um dramaturgo e um escritor que se dedica a outros géneros é que, na dramaturgia, a acção decorre no preciso momento e lugar em que vai sendo apresentada.
Ainda que esteja fortemente relacionada com o teatro, a dramaturgia também se denota no cinema e na televisão. Ora, um dramaturgo pode ser autor de guiões cinematográficos e de libretos de telenovelas, por exemplo.
As peças de teatro podem dividir-se em actos que, por sua vez, se podem fragmentar em quadros. Os quadros, por fim, dividem-se em cenas. A extensão de cada uma das partes de uma obra pode variar em função daquilo que pretende o dramaturgo. Existem determinadas obras que são constituídas por um único acto.
Convém ter em conta que uma obra de dramaturgia se pode adaptar a diversos formatos. Posto isto, uma peça de teatro pode ser transmitida na televisão ou ser exibida nas salas de cinema. Em todo o caso, é importante manter a estrutura de actores interagindo “aqui e agora” à vista do espectador que observa a representação das acções.


Sem comentários:

Enviar um comentário